Reduzir o nosso desperdício em casa já é difícil, desde reciclar a comprar a granel, há muito que aprender, por vezes até torna uma pessoa ansiosa.
Começamos por reduzir o nosso plástico em casa mas inevitavelmente vamos comer fora.
Comer fora é tão bom quando não queres preparar refeições e uma boa forma de conviver com os nossos amigos e/ou parceiro.
Pessoalmente, adoro experimentar sítios novos, e às vezes sim fico desapontada, mas faz parte. Eu sou daquelas pessoas muito exigentes nos restaurantes. Se estou a pagar, quero bom atendimento e boa comida!
Infelizmente, quando vais comer fora, não controlas como a tua comida é servida.
Podem dar-te talheres descartáveis, copos, guardanapos, tudo descartável e a única alternativa é ir a outro sítio e não comer.
Alternativas não aliciantes. Eu quero comer!
E aqui entra o kit de talheres. Algo para andar sempre contigo para poderes usar em vez de usar coisas descartáveis.
Um kit de talheres é também algo indispensável a levar numa viagem, provavelmente irás comer muitas mais vezes fora em viagem.
Para ser sincera, ainda é uma daquelas coisas que me custa mais.
É difícil ser aquela pessoa a recusar uma colher descartável. Eu não gosto particularmente de ser o centro de atenção. Se estás em dúvida em trazer o teu kit de talheres por ser desconfortável, experimenta fazê-lo apenas uma vez.
Usa o kit quando estiveres só ou com alguém que estejas à vontade. Para mim, é a forma mais fácil de começar, começar um bocadinho de cada vez.
E se vais começar a usar o kit de talheres, porque não criares um?
É um DIY feito de materiais reciclados – desperdício zero no seu melhor!
Para isto, apenas precisas dos punhos de uma camisa de homem velha e linha.
Como fazer o teu próprio kit de talheres
Materiais
- Punhos de uma camisa de homem velha
- Tesoura
- Linha de algodão
- Agulha
- Máquina de costura (opcional, se não quiseres coser à mão)
Instruções
1. Cortar os punhos da camisa. Ao cortar, garantir que não se corta nada de coseduras que fazem parte do punho. Assim, ao coser, não será necessário chulear o tecido antes de o juntar.
2. Passar os punhos a ferro.
3. Alinhar o tecido para que os botões fiquem em posições opostas, deixando algum espaço para poder dobrar o tecido visto que as casas e os botões serão usados. Abotoar as duas partes para entender onde se deve coser. Alfinetar para juntar os dois punhos.
4. Com a máquina de costura, fazer o ponto zig zag nas duas laterais. Para coser à mão, usar o ponto caseado. Aqui podes ver a costura mais de perto do meu kit de talheres:
5. Abotoar os botões da parte inferior.
6. Pôr os talheres, e está pronto!
Que talheres usar?
Usa talheres que já tenhas. Se fizeres mesmo questão, podes comprar talheres de bamboo, mas ser desperdício zero também é consumir menos.
Apesar disso, se vais viajar de avião, tem atenção que talheres “normais” podem ser confiscados no “security check”, recomendo que investigues antes de o levar contigo no avião.
E aqui está como podes fazer este kit de talheres super simples, é muito fácil de fácil e não precisas de usar a tua máquina de costura. Até é um projeto divertido para fazer com crianças mais velhas para que aprendam o ponto caseado e ficam logo com o seu kit para viajar ou usar num picnic.