Embora goste de maçãs, não é uma fruta que como muito.
Apesar disso, quando o Outono chega, não resisto em comer mais maçãs que o normal. Têm tanto mais sabor quando estão na altura delas. E agora que as maceiras dos meus pais finalmente dão fruta, não posso esperar por comer estas maçãs cheias de sabor. E fazer tarte de maçã!
Mas ao comer tantas maçãs, inevitavelmente cascas e caroços são desperdiçados. E eles na verdade podem ser usados para algo, e tu já sabes quanto eu adoro reduzir o nosso desperdício alimentar.
Como posso usar cascas e caroços de maçãs?
Faz vinagre de sidra.
Sim, podes fazer o vinagre de sidra em casa! Com restos!
Vinagre de sidra é uma das coisas mais fáceis que podes fazer em casa.
Mesmo se não queres passar muito tempo na cozinha, isto é muito rápido de fazer e apenas com restos de maçã e açúcar, podes fazer o teu próprio vinagre!
Este é também um ótimo primeiro projeto de fermentação. E se tiveres filhos, podes tornar esta experiência numa atividade colectiva para que todos participem a fazer este vinagre de sidra.
Porque devo fazer o meu próprio vinagre de sidra?
Primeiro do que tudo, porque é divertido! O entusiasmo de um novo projeto, ver algo que iria para o lixo tornar-se em algo útil.
Perceber que, às vezes, nem tudo é difícil como parece.
E que a natureza é maravilhoso. Eu vivo num apartamento e poder fermentar num sítio tão pequeno, sem qualquer utensílio especial, apenas o que eu uso no meu dia-a-dia, a ver apenas as bactérias a fazerem o seu trabalho, é mágico.
E não há nada como fazer algo que normalmente irias comprar. É tão enpoderador fazer comida de raiz, deixa-te com um sentimento bom na barriga, boa comida feita em casa que não podes esperar para contar a todos os teus conhecidos.
E não nos vamos esquecer, reduzir o nosso desperdício alimentar é demasiado importante. Usar ao máximo tudo o que consumimos no dia-a-dia é a formula para um planeta melhor.
E se eu comer as cascas de maçã?
Não te preocupes. Eu também as como.
Eu adoro comer a casca da maçã. E também sou demasiado preguiçosa para descascar maçã, mesmo quando estou a fazer tarte de maçã.
A vida é demasiado curta para descascar maçãs.
Além do mais, comer a casca dá mais vitaminas, mas vamos fingir que me importo mais com isso do que com o meu tempo.
Podes fazer vinagre de sidra só com os caroços das maçãs.
E se eu não tiver restos suficientes para fazer vinagre?
Podes congelar para que possas usar mais tarde. Quando tiveres suficiente, fazes o teu vinagre de sidra, sem problemas!
Vejo açúcar na receita, preciso mesmo de o usar?
Para fermentar, é preciso alimento, este alimento é o açúcar. Durante a fermentação, a água com açúcar vai tornar-se vinagre.
Se estás a evitar açúcar na tua dieta, não há razão para que não o uses nesta receita. Os micróbios precisam de algo para consumir durante a fermentação por isso, o vinagre estará pronto quando todo o açúcar foi consumido.
Se não queres usar açúcar nesta receita, podes tentar usar mel.
Aviso-te que não é a mesma coisa e nunca tentei por isso não posso garantir que funciona. Se experimentares, deixa-me um comentário para saber como correu.
Onde posso usar o meu vinagre de sidra caseiro?
O vinagre de sidra tem uma grande variedade de aplicações em diversas categorias do dia-a-dia.
Saúde
O vinagre de sidra é uma moda agora para curar absolutamente tudo. O problema é que quase tudo é mentira.
Durante a minha pesquisa para este post, vi que havia benefícios em tomar 1-2 colheres de sopa por dia antes das refeições para aumentar o ácido do estômago para ajudar a digestão. Se tens problemas porque o teu estômago tem alguma dificuldade em digerir comida experimenta mas isto provavelmente não irá curar o problema real por trás dos teus problemas digestivos.
Se decidires começar a tomar, mistura com um copo de água. Se tomas sem misturar com água, pode levar a sensibilidade nos dentes e consequentemente a corrosão dos mesmos.
Cuidado do cabelo
Vinagre de sidra é uma boa forma de manter o equilíbrio pH do nosso couro cabeludo e pode ajudar se tens muita comichão.
Vinagre de sidra pode também ser usado como condicionador caseiro. Honestamente fiquei super surpreendida a primeira vez que usei vinagre de sidra no meu cabelo. Estava tão macio! E depois de seco, não ficou nenhum vestígio de cheiro a vinagre.
Cozinha
Em vez de usar vinagre de compra porque não usar o teu vinagre caseiro? Adoro vinagre nas minhas saladas mas podes adicionar este vinagre em tudo.
Também uso para fazer “buttermilk”. É algo que é muito comum de ver nas receitas de panquecas, mas nunca vi em Portugal. Ponho 1 colher de sopa de vinagre de sidra para 1 chávena de leite e depois de 5 minutos tenho “buttermilk”.
Atenção que este vinagre é menos ácido que o vinagre industrial e não deve ser usado para fazer pickles.
Limpeza
Podes usar o teu vinagre de sidra caseiro para limpar! Usa-o diluído para limpar superfícies.
Se estás a limpar canos ou sanitas, podes polvilhar com bicarbonato de sódio e depois acabar com vinagre de sidra. A reação química do base e do ácido ajuda a remover os resíduos mais difíceis e depois basta esfregar para tirar o resto que ficar.
Notes:
- Eu fervo a minha água e deixo que arrefeça até a temperatura ambiente para qualquer tipo de fermentação. Dependendo de onde moras isto pode ser ou não necessário, depende se há muito cloro na tua água. Eu prefiro ir pelo seguro e fervo sempre. Convém sempre ter atenção para garantir que a água está a temperatura ambiente e não quente. Ao começar a fermentação com água quente pode matar os micróbios responsáveis por esta fermentação.
- As moscas da fruta adoram vinagre de sidra, na verdade uso-o muitas vezes para fazer armadilhas. Assim, para evitar uma contaminação de moscas de fruta em casa, e especialmente no Verão, em vez de cobrir com um pano fino, cubro com um pano mais grosso. Isto faz com que elas não andem à volta do meu vinagre caseiro enquanto está a fermentar.
- Garante que o frasco de fermentação está bem lavado antes de começar para garantir que não há nenhuma bactéria a mais que possa estragar o vinagre. Não é preciso grande coisa aqui, basta água e sabão.
Ingredients
- 1L Água
- 700gr restos de maçã
- 4 colheres de sopa de açúcar
Instructions
- Dissolver o açúcar na água.
- Adicionar os restos das maçãs (cascas de maçãs e/ou caroços), garantindo que está tudo submerso. Isto vai garantir que não se forme bolor. Cobrir com um pano fino e agarrar com um elástico.
- Mexer 3-4 vezes por dia, com uma colher de pau, durante 1 semana até começar a borbulhar.
- Quando começar a borbulhar, mexer uma vez por dia cerca de 1-2 semanas até todas as bolhas desaparecerem.
- Coar os restos das maçãs.
- Verter o líquido para os teus frascos favoritos (eu gosto de usar os frascos de polpa de tomate!) e estás pronto para usar.
Deixa um comentário se experimentares a receita. Adoraria saber como correu!