Estou de volta! Na verdade já voltei da minha viagem ao Japão há duas semanas mas precisei de algum tempo. Precisava de reflectir sobre a viagem e absorver tudo o que tinha acontecido e voltar à rotina não é fácil! Depois de uma viagem tenho sempre alguma dificuldade em arrumar as coisas. Tirar tudo da mala, passar as fotografias para o computador, não sei explicar mas só o pensamento de concretizar essas coisas deixava-me exausta. Tenho a dizer que finalmente fiz as duas coisas!
Mas não vim aqui escrever sobre isso! Queria deixar algumas reflexões sobre a minha viagem ao Japão. Nada de extraordinário mas que achei por bem partilhar.
– Não estava preparada para a quantidade de pessoas que existem em Tokyo. É realmente outro mundo para quem vem de um país tão pequeno como Portugal. E mesmo tendo visitado outros países como a França e a Australia, não deixa de ser impressionante. Foi particularmente difícil para o meu namorado que não gosta de confusões. Cada um levou o seu tempo para processar mas ao fim de alguns dias já era um bocadinho mais normal
– As pessoas são mesmo muito simpáticas e educadas. Um exemplo disto é que embora não houvessem muitos caixotes do lixo, as ruas estavam maioritariamente limpas. E o respeito que as pessoas têm a andar na rua ou no metro? Nunca me esquecerei desta imagem: um mar de gente a andar em dois sentidos onde o limite era feito pelas pessoas, não havia corrimões mas as pessoas andavam no sítio onde deviam na mesma.
– Fiquei super orgulhosa de ter conseguido falar Japonês. Mesmo que tenha sido muito longe de um nível para conviver, foi muito útil e adorei ter posto à prova as minhas capacidades.
– A comida é muito boa e fiquei completamente viciada em 2 coisas: sopa de miso (que já tinha comido em outras ocasiões mas nunca me chamou muito até agora) e gelatina com fruta. Para generalizar: gostei de quase todas as refeições e não voltava a comer maior parte dos doces que provei. Aviso já: para quem adora um bom bife e não quer gastar muito dinheiro, vai ter problemas no Japão. O meu namorado andava com desejos de um bife, já estava a ressacar 🙂
E por hoje é só, tenho muito mais coisas que quero partilhar com vocês mas será faseado pois ainda estou a digerir esta viagem e daqui a umas semanas lá vou eu noutra viagem (nunca mais marco duas viagens tão perto uma da outra!)