No Inverno costumo estar sempre cheia de casacos, camadas depois de camadas. Estou sempre com um cachecol e gorro. Não consigo imaginar o que faria num sítio em que faz muito muito frio, eu já sou friorenta e vivo no Porto que, embora eu considere frio, tenho de admitir que realmente não é frio dadas as temperaturas de outras cidades.
Em contrapartida, o Daniel anda com a sua camisa e às vezes uma camisola por cima e um casaco. Só! Invejo-o por não precisar das 50 camadas de roupa. Para verem, em Dezembro ele ainda não considerava estar frio o suficiente para usar o cachecol, eu por outro lado andava já super agasalhada ahaha!
Apesar disso, no início do ano passado, quando esteve mais frio, falámos em ele ter um cachecol, que o permitia cobrir o pescoço e evitar gripes. E assim, pesquisei um modelo de tricô que achasse que combinava com ele e encontrei este modelo lindo da Lorna Miser, chamado “Men’s Interchangeable scarves”. Na verdade é uma coleção de vários modelos e optei pelo “Garter Rib” (será que a tradução para isto seria cachecol em ponto mousse canelado, ou cachecol de jarreteira canelado? – eu e os termos de tricô em português é complicado). Adorei o resultado e é um modelo bastante unisexo, como podem ver pelas fotos sou eu que estou a usá-lo. Ele não queria ser modelo mas foi o fotógrafo por trás das fotos que vos mostro eu a usar o cachecol.
Comecei o projeto no final do mês de Janeiro e acabei de tricotar no início de Maio. Inicialmente passei muito do tempo a desmanchar, não estava a gostar muito do efeito do tecido e estava a pensar que estava a fazer algo de errado, então desmanchei e desmanchei. Acabei por mudar de agulhas e, em vez de usar 4mm, como recomendado no modelo, usei 3.5mm e ficou um bom resultado.
O fio “Valeria di Roma – Merino Extra”, uma mistura de lã merino e acrílico, foi perfeito para este projecto. Gostei do toque dele e não foi nada difícil de tricotar, comprei por 6€ cada novelo na “Lopo Xavier” e acabei por gastar 3 novelos.
Quando terminei em Maio, já não era tempo de andar de cachecol então acabou por ficar dentro do meu saco de tricô até Agosto que foi quando eu decidi rematar e bloquear o cachecol.
O resultado ficou espectacular e o Daniel gosta bastante dele, foi um sucesso! Também considero um óptimo projeto para quem não tem muita experiência a tricotar pois usa apenas os dois pontos básicos (liga e meia) e o modelo é fácil de decorar (perfeito para tricotar enquanto se está a ver televisão!). Tive de modificar o modelo por ter diminuído o tamanho das agulhas para que o cachecol continuasse com a mesma largura no entanto acho que devem dar oportunidade às agulhas recomendadas primeiro.
Se procuram um modelo simples para fazer para oferecer ou para fazerem para vocês próprios, este modelo é para vocês! O link para o meu projecto no Ravelry, aqui.
Deixo-vos com uma foto de eu a ser parva a usar o cachecol, gosto de fazer caretas!
2 comentários
Ficou muito bom. Gostei do resultado final. Cor bem escolhida
Muito obrigada!