No outro dia, costurei o meu primeiro bralette!
Foi algo que me deixou a saltar de felicidade, muito similar ao que senti quando fiz as minhas primeiras cuecas com o modelo “Acacia”.
Estive imenso tempo a PENSAR fazer um bralette mas estava muito muito intimidada de como o fazer. Eu sei que estou longe de ser mais do que uma iniciante a costura mas toda a razão para eu costurar na verdade é fazer coisas que me são úteis e que vou usar. Por isso, mesmo intimidada eu queria muito fazer um bralette, e quem sabe um dia um soutien com aros. É por essa razão que já fiz cuecas mas não fiz outros projetos mais simples em costura. Se eu quero fazer coisas que são úteis para mim, porque hei-de eu andar a fazer projetos que não me dizem nada só para treinar? Com projetos mais interessantes para mim, mais motivação tenho para os fazer.
Dito isto! Há um grande problema: eu como uma pessoa muito virada à sustentabilidade e poupada, estava com imenso medo de estragar um kit lindo que comprei na StudioCosturaShop para fazer um bralette e umas cuecas. Isso fez-me adiar durante imenso tempo fazer alguma coisa. “E se estragar o tecido?”, “E se cortar algo de forma incorreta?”, tudo isto pairava na minha cabeça e alapava-se como carraças na minha mente.
Até que houve um dia em que pensei: hoje é o dia. Hoje é o dia que vou fazer isto. Mas vou usar t-shirts velhas para treinar e depois se conseguir faço com o tecido melhor.
E foi exatamente isso que eu fiz. E quando terminei fiquei logo automaticamente mais confiante na minha costura porque não há nada melhor do que ter uma prova que nós somos capazes de fazer algo. E é super confortável!
E já disse que fui eu que o fiz?
Escolha do modelo e opinião geral
Decidi usar o modelo “Barrett Bralette” da “Madalynne Intimates”, primeiro gosto imenso do estilo dela, não queria nada com aros ou com demasiadas peças para não complicar e este modelo tem exatamente isso tudo. O modelo é gratuito e é ideal para quem tem pouco peito como eu, acho que para pessoas com mais peito não deve ser o melhor modelo porque o único suporte mesmo é o elástico, não sei sequer se pode chamar-se suporte.
Quero começar por dizer que eu sou iniciante em costura e alguém que leia isto com mais experiência pode não ter os mesmos problemas que eu.
Dito isto, não achei as instruções em texto do modelo suficientemente claras para conseguir fazer este bralette sem ajuda.
Na verdade, optei por me inscrever no CreativeBug e ver a aula em que a Madalynne está a ensinar como fazer este bralette. Os vídeos da Small Bobbins ajudaram também, foi outra das razões por ter escolhido este modelo, mas ainda assim tinha bastante dúvidas por isso avancei com a aula e assim foi muito mais fácil.
Aconselho a leres o modelo e ver se é claro ou não – outra vez não tenho grande experiência e esse facto pode ser causador de todas as minhas dúvidas.
O meu resultado final ficou longe de perfeito mas estou muito satisfeita na mesma, mesmo com todos os pontos tortos.
Materiais Usados
Como disse, usei muitos materiais que já tinha em casa o que me deixou bastante satisfeita.
Usei duas t-shirts de cores diferentes porque achei que seria algo engraçado a fazer, ter duas cores de copas. Uma das t-shirts era do meu namorado e já estava muito velhinha mas tem um significado especial no meu coração porque ele usava-a muito no início do nosso namoro.
Não comprei o spray de colar tecido que é recomendado no modelo, poderia ter ajudado a despachar algumas coisas mas sou apologista a tentar evitar comprar demasiadas coisas, principalmente que não vou usar com frequência. Reduzir ao máximo.
Depois para as alças, decidi reformar um soutien que já precisava mas que continuava na minha gaveta por alguma razão. As alças claro que estão mais gastas e um bocadinho com uma cor amarelada devido à sua idade mas para esta experiência não precisava de mais nada!
Gastei dinheiro nas argolas: a argola que vinha no soutien que acabei de falar era muito pequenina para o tamanho de tecido que precisava de pôr lá dentro e acabei por ir comprar as duas argolas. 30 cêntimos cada uma na Casa dos Forros.
O elástico, tanto o elástico picot como o elástico de banda, tive de comprar, sobrou alguma coisa mas pouco e o total foram 4,29€.
Isso significa que acabei por fazer este bralette por: 4,89€.
Eu sei que algumas marcas de fast fashion vendem algo similar a quase este preço, mas eu tento evitar ao máximo comprar em lojas de fast fashion, até muitas vezes recorro a comprar em segunda mão. No entanto, ter feito isto deixa-me feliz. Sei que não é solução as pessoas começarem todas a fazer as suas roupas – eu própria não tenho capacidade mental (nem tempo) para o fazer mas é bom saber que temos o poder de fazer.
Resultado final
A minha opinião sobre o resultado final? Adoro! Adoro como o bralette ficou com duas cores, era algo para ser diferente mas acho que acabou por dar um toque completamente criativo ao bralette.
Está um bocadinho de nada apertado, não o noto logo mas depois de várias horas a usá-lo sinto desconforto – penso que aqui foi culpa minha porque cortei o elástico um bocadinho mais pequeno que o modelo recomenda porque achei que ia ficar demasiado largo. Penso que é algo que vai passar com o uso e as lavagens do bralette.
Há um pormenor nas copas que não gosto muito, há uma saliência que não sei se é por ter usado este tipo de tecido ou ter algo ficado mais torto, mas o que é certo é que não fica muito bonito. Ou talvez só precise de pôr as copas menos arredondadas para que fique bem no meu peito.
Em termos de conforto, sem ser o facto de ser apertado, é MUITO confortável, as minhas mamas adoraram logo estar em contacto com o tecido fofo das t-shirts de algodão, muito suave (elas também já eram velhas), gostei imenso da sensação que me deu na pele.
Nunca achei que ia pôr uma foto minha com soutien na Internet mas é uma das coisas que mais quero ver quando estou a ver se um modelo faz sentido para mim. Ver as fotos dele sem estar a ser usado não é a mesma coisa e andei no instagram e na internet à procura de pessoas que fizeram o bralette e que mostram a usá-lo para ver se gostava de como ficava.
Por isso espero que ajude mostrar esta foto.
Quando comecei a escrever esta publicação achei que não tinha muito para dizer sobre o assunto mas claro que tinha! Não só foi um projeto que adorei o resultado final como foi o propulsor para mais costura. Falei dele no episódio 24 do “Artesanato Sem tema”.
Apesar de tudo, como não tem muitos componentes acho que pode ser um projeto bom para iniciantes, diria que se calhar o melhor é inscreveres-te no CreativeBug para ver os videos com as explicações. Visto que as instruções não têm assim tantas fotos explicativas.
(este post contém links de afiliados)