Em 2017, comecei a usar sacos reutilizáveis com o objetivo de usar menos plástico, é algo fácil de executar e tem um grande impacto no ambiente, quantos sacos de plástico usam por semana? Se comprarem uma grande quantidade de legumes e fruta como eu compro, estes sacos começam-se a acumular, daí ter decidido usar estes sacos.
Há uma frutaria que vou praticamente todas as semanas e um dia não tinha sacos de rede suficientes, o dono enquanto pesava a fruta vira-se para mim e diz: “Eu até te oferecia um saco de plástico mas eu sei que não queres”. É interessante como as pessoas começam a notar estas coisas. Noutra frutaria, em que não sou cliente habitual, a senhora que me atendeu disse que eram super giros!
Comprei o meu primeiro pack de sacos reutilizáveis (se estão curiosos por saber onde, comprei no “Panos da Vera” que recomendo) mas desta vez decidi fazer os meus. Como disse na minha publicação anterior, estou muito longe de ser uma costureira experiente mas consegui fazer isto (embora com muitas linhas tortas) por isso acredito que vocês também consigam. Este é um daqueles projetos que não precisa de ficar perfeito, não vale a pena preocuparmos-nos muito com os detalhes.
Usei um tecido de rede (daquele usado para fazer calções de banho) para fazer estes sacos. Foi barato, 1€ como retalho na “Feira dos Tecidos”, sinceramente não sei qual é o custo por metro. O I used mesh lining (the kind used to make swim shorts) to make these reusable produce bags. It was cheap, 1€ as a scrap in “Feira dos Tecidos”, I don’t know how much they usually cost per meter. A fita já a tinha, estava em casa dos meus pais e decidi usar, a fita tinha 1cm de largura. Se estão a usar uma fita de largura diferente, basta ajustar a altura do invólucro. Largura da fita + 1cm é suficiente.
Começar por cortar os retângulos, fiz dois tamanhos mas podem aqui inventar como quiserem. Para vos dar uma ideia, as medidas do saco maior e do saco mais pequeno são: 44×30, 40x20cm.
Dobrar a parte de cima do tecido, onde querem que a fita passe, cerca de 2cm e usar o ferro para vincar a dobra. Deixando uma margem de 0.5cm, coser, cosendo para trás tanto no início como no fim.
Dobrar agora a meio, direito contra direito, use alfinetes para ser mais fácil de costurar. Cosa nos lados abertos deixando uma margem de 0.5cm, sem coser o invólucro feito no passo anterior.
Depois disto, podem abrir as costuras com o ferro e coser as pontas do invólucro mas eu sinceramente não me dei ao trabalho.
Por do avesso e com a fita presa a um alfinete de dama, inserir o alfinete de dama numa das aberturas e passá-la até à outra abertura.
Dar um nó juntando os dois lados da fita.
E está pronto! Tenho sempre alguns comigo porque são super leves, alguns na minha mochila do trabalho, outros dois na minha mala, estou sempre preparada!
Digam-me se fizerem estes sacos usando estas instruções! Adorava saber o resultado!
Talvez gostem também de ver como costurei os meus guardanapos de pano, nesta tentativa de ser mais sustentável.
1 comentário
Muito legal! Estava procurando para comprar na internet e vi seu relato ensinando a fazer… acho que vou tentar!