Como sabem tenho costurado muito ultimamente, quando digo muito é mais que o normal, muito para mim, mas talvez pouco para pessoas que gostam muito de costurar. Tem-me agradado costurar e criar em geral, tem sido algo fulcral este ano. Desde que comecei a trabalhar, fazer artesanato ficou em segundo plano, mesmo com alguns projectos aqui e ali, faltava isto, criar muito, fazer tricô, costurar, inventar, acima de tudo INVENTAR.
Nestes últimos tempos, tenho-me focado em costurar sacos reutilizáveis para uma associação chamada “Refood”, se não conhecem o projecto, dou-vos uma pequena explicação, mas visitem o site que está muito mais completo. A Refood é uma organização 100% voluntária que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro.
Nunca fui voluntária desta associação, já considerei muitas vezes mas neste momento tenho outras prioridades (não quero dizer que não tenho tempo, pois sei que com alguma organização, teria tempo para isso) no entanto é uma associação que desde sempre me identifiquei. Desde sempre odiei desperdício alimentar, tento evitar isso cá em casa e quando alguma coisa fica estragada por mau planeamento meu, ninguém é perfeito, fico bastante triste porque odeio estragar comida. É algo que quero falar mais aqui no blogue, como desperdiçar menos comida, pode ser que dê ideias a alguém, é um tema que me entusiasma muito e que na verdade não é muito difícil de conseguir.
Dito isto, quando vi esta publicação num grupo de facebook de costura, chamado “Cose+”, a pedir sacos reutilizáveis para o Refood de Sacavém com o objectivo de substituir os sacos de plástico que usavam todos os dias. Poder ajudar as pessoas e evitar o uso de mais plástico? Não há forma de resistir a este desafio!
Para fazer estes sacos, usei camisas velhas do meu pai que estavam estragadas no colarinho, a minha mãe ainda as tinha guardadas (nem sempre é mau guardar muita coisa) e usei isso para fazer os sacos. Também algo que a minha mãe tinha guardado para caso um dia fosse preciso: atacadores. Os atacadores serviram para as pegas dos sacos. Foi uma boa forma de usar coisas que eventualmente iriam para o lixo, ou então ficavam em casa dos meus pais mais uns anos 🙂 Demorou-me muito mais tempo do que eu pensei fazer estes 4 para ser sincera, a minha falta de experiência é visível. Primeiro comecei por fazer o que me fazia sentido mas depois nunca ficava muito bem na parte do invólucro. Acabei por seguir um tutorial no fim e acabei por desmanchar algumas coisas. Continuei a usar as dimensões que precisava mas segui este tutorial, achei perfeito para aquilo que queria. Ainda assim, ficou muita coisa torta e imperfeita. No entanto espero que mesmo assim seja muito usado e pouco a pouco vou melhorando a minha técnica com a máquina de costura.
Convido-vos a fazer alguns sacos reutilizáveis, nem que seja apenas um! É sempre uma ajuda. Caso não estejam em Portugal, porque não encontrarem uma organização do género e oferecerem-se para costurar alguns sacos reutilizáveis para eles? Pensem nisso!