O desafio despensa de Agosto está oficialmente terminado! Foi mesmo um desafio e acho que o vou continuar até que os ingredientes mais difíceis de usar acabem.
O que comi nesta última semana?
Comi muitas vezes fora esta semana o que não ajudou a tirar coisas da despensa. No entanto, o Daniel não foi duas desas vezes e comeu uma costeleta de porco que já estava no congelador há algum tempo. Na outra vez, fritou uns rissóis de camarão que eu fiz com a minha mãe no inicio do ano.
Domingo usei o último pedaço de courgette para fazer algo que adoro: um legume qualquer + pedaços de peito de frango com molho de soja servido com arroz. Finalmente toda a courgette foi gasta, aleluia 🙂
Depois do sucesso das barrinhas de granola da terceira semana, decidi experimentar outra receita da Minimalist Baker: Bolonhesa de grão de bico, foto acima. Estava bom, usei molho de tomate que estava congelado e finalmente abri o pacote de levedura de cerveja que comprei há três meses atrás. Não tinha cenouras por isso não as incluí e substituí o panko por levedura de cerveja. Tenho tido curiosidade para experimentar cozinhar com levedura de cerveja há anos mas nunca experimentei até agora, gostei bastante do sabor. Em relação à receita, está aprovada, diria que sabe demasiado a tomate, acho que com molho caseiro isto não seria um problema, mas com molho de compra fica muito intenso. No final adicionei um pouco de vinho e água para ficar com um sabor mais subtil.
Durante a semana comprámos salmão e comemos com puré (comprado também) e feijão verde que a minha mãe deu. Isto deu três refeições para cada um de nós por isso foi bom para não passar tanto tempo na cozinha.
Na Quinta, fizemos pizza com dois bocados de massa de pizza que estavam no congelador. Usei mais uma vez o molho de tomate congelado.
Queria ter feito algum tipo de bolo para gastar o cacau em pó que tenho na despensa mas honestamente não tive paciência para o fazer.
Pensando um pouco, fui ambiciosa, gastar tudo o que tinha na despensa num mês? Não era impossível visto que a minha despensa é apenas um armário, no entanto requer algum planeamento e não é muito fácil quando se está a trabalhar até tarde.
Ainda assim, foi uma experiência muito positiva, quantas refeições fiz para usar aquela courgette toda? Imensas! Também usei alguns pacotes que estavam lá há anos.
Qual é o ingrediente que têm na despensa que têm sido difícil de usar? Eu diria que para mim é wakame!